Aguarde, carregando conteúdo....

Ansiedade: tipos, causas e sintomas

14472-2-1200x800.jpg

Ansiedade é uma reação natural que todo indivíduo experimenta diante de situações de estresse do dia a dia. É associada a antecipação de ameaça futura, e aos comportamentos de cautela ou fuga. É um estado emocional caracterizado pelas preocupações excessivas e persistentes diante de situações, como: entrevista para emprego, falar em público, provas, exames de saúde, decisões difíceis.

Algumas pessoas vivenciam essas situações de forma mais intensa, apresentando sintomas físicos, comprometendo a saúde emocional, o que atrapalha nas atividades cotidianas. Pessoas que sofrem de ansiedade tendem a enxergar perigo em tudo, preocupar-se em excesso, terem a sensação de que algo ruim irá acontecer, medo e inquietação constante, sofrem com alterações do sono, problemas digestivos, problemas de concentração, pensamentos obsessivos, irritabilidade. Apresentam também sintomas físicos como: tensão muscular, agitação das pernas e braços, boca seca, tremores nas mãos, aperto ou dor no peito, aumento dos batimentos cardíacos, fraqueza e cansaço, respiração ofegante ou falta de ar, dor de barriga ou diarreia, náuseas.

Existem diversos fatores que podem influenciar na propensão à ansiedade, como: genética, o ambiente em que a pessoa vive, traumas, doenças físicas. E existem diversas formas da ansiedade se manifestar. Alguns transtornos de ansiedade são:

Fobias específicas: é um medo irracional de algum objeto, animal ou situação, que leva a pessoa a experimentar uma ansiedade extrema, mas que apresenta pouco ou nenhum perigo real.

Síndrome do pânico: caracteriza-se por crises de medo intenso, que ocorrem de forma inesperada, sem que haja algum motivo ou sinal de perigo. A pessoa em crise acredita que está tendo um ataque cardíaco, pois tem sintomas semelhantes aos de doenças cardiovasculares, como dor no peito, taquicardia e falta de ar.

Transtorno obsessivo compulsivo (TOC): caracteriza-se por pensamentos intrusivos, negativos e persistentes, que provocam muita ansiedade. Para aliviar essa ansiedade e controlar esses pensamentos, as pessoas apresentam comportamentos repetitivos, compulsivos.

Transtorno de ansiedade generalizada (TAG): preocupação exagerada com muitas coisas, ou com tudo, não só com um problema específico. A ansiedade persiste por muito tempo, e gera desgaste as pessoas ao longo dos anos.

Transtorno de ansiedade social: distúrbio caracterizado pela evitação de interações sociais. Grande desconforto com ambientes novos e cheios de pessoas desconhecidas. Também conhecido como Fobia Social.

Transtorno de estresse pós-traumático: esse transtorno é decorrente de alguma situação traumática, que representou ameaça à vida da pessoa, ou à outras pessoas. Quando a pessoa lembra da situação, ela revive a mesma sensação de sofrimento vivido na primeira vez.

Procure ajuda caso tenha se identificado com as descrições, e caso perceba que a ansiedade está afetando suas relações e atividades.


Copyright 2019. Todos os Direitos Reservados