Aguarde, carregando conteúdo....

Tristeza e depressão: conheça as diferenças

file1-2.jpeg

A tristeza é um sentimento, a depressão é uma situação de adoecimento. A tristeza é uma condição passageira, momentânea, e afeta emoções básicas por vivenciarmos uma situação negativa. A depressão é a tristeza que não passa, uma sensação de vazio que não melhora, que persiste.

A tristeza sempre tem um motivo, uma experiência dolorosa, infeliz, estressante, frustrante, e faz com que a pessoa passe grande parte do tempo pensando no motivo que causou sua tristeza. Pode ser provocada pela perda de um ente querido, desemprego, o rompimento de um relacionamento, a descoberta de uma doença grave. Ao passar por alguma dessas situações, a pessoa atravessa uma fase de sofrimento e angustia que pode se prolongar por um período de 2 meses. Se algo bom acontecer na vida da pessoa, ela conseguirá deixar de lado a tristeza e viver a alegria. A tristeza pode ter sintomas físicos como: choro, aperto no peito, aceleração dos batimentos cardíacos.

A depressão é uma doença que causa grande sofrimento para a pessoa acometida, assim como para quem convive com ela. A depressão não precisa ter um motivo aparente para acontecer. É o resultado das interações de fatores genéticos, ambientais e neurobiológicos.  Mesmo que aconteça algo muito bom na vida da pessoa que está com depressão, ela não conseguirá sentir-se feliz. O principal sintoma da depressão é a queda de energia vital, falta de vontade de fazer coisas que antes davam prazer. Ocorrem também alterações no sono e no apetite, diminuição ou perda da libido, dificuldade de concentração, falhas de memória, inquietação, irritabilidade, sensação de inutilidade, pensamentos suicidas, comprometimento nas atividades de trabalho e nas interações sociais.

Para um diagnóstico de depressão a perda de interesse por coisas que antes traziam prazer, o esgotamento e vários outros sintomas dessa doença devem prevalecer na maior parte do dia, por pelo menos duas semanas.

Se você se identificou com essa descrição ou conhece alguém que esteja apresentando essas características, busque ajuda imediatamente. A depressão deve ser diagnosticada de forma correta. Para isso busque ajuda de um profissional capacitado, como um psicólogo, para que seja realizada uma avaliação criteriosa. O tratamento correto evita que os sintomas se intensifiquem, resultando no bem estar e melhoria da qualidade de vida.


Copyright 2019. Todos os Direitos Reservados